quinta-feira, 12 de março de 2009

Saindo da jaula


O tigre branco é um animal pecularíssimo, se tem um bicho com presença de palco é esse aí, né? Supostamente dono de qualidades inigualáveis, o tigre branco é uma espécie de rei da natureza com menos alarde que o sr. leão.
No livro de Aravind Adiga, o momento que ele vê um bicho destes na jaula do zoológico, caminhando mecanicamente de uma ponta a outra vezes sem fim é decisivo em sua vida. Não posso continuar sendo um tigre branco preso numa jaula.
Gostei demais do romance Tigre Branco, justamente porque muita gente pensa que é um bicho desses, com toda sua glória, toda sua imponência, porém raros são aqueles que não estão presos em uma jaula. O livro trata de como um tigre branco como Munna, o protagonista, saiu de sua jaula. Se fosse só isso já valia a pena, mas isto acontece numa India pouco divulgada... talvez ultimamente um pouquinhozinho mais depois que "Quem quer ser um milionário" levou o oscar pra casa, sem contar na novela da grobo "Caminhos da India", mas ainda longe da crueza e da riqueza de detalhes do submundo indiano que o livro trata. Imperdível.

Nenhum comentário:

Reencontrando amigos do Samiar

Foi só uma nota no Messenger do Facebook, daquelas que normalmente você ignora, afinal, quem usa Facebook hoje em dia? As redes sociais vão ...